SP: Jornada de debates que discute a CUT do futuro será nesta terça (17)

Encontro é voltado aos sindicalistas da base da CUT-SP e será na sede do Sindsep, a partir das 14h30

Desde o início de junho, dirigentes da CUT têm percorrido o estado de São Paulo para promover debates sobre o futuro do sindicalismo e as novas formas de trabalho, diante de um avanço tecnológico que reduz postos de empregos e de um governo que busca fragilizar a organização dos trabalhadores, apoiando práticas antissindicais feitas pelas empresas. Nesta terça, 17, a jornada “A CUT Que Queremos” será realizada na capital paulista, na sede do Sindsep (Rua da Quitanda, 101, centro), a partir das 14h30.

A jornada é uma realização da secretaria de Organização Sindical da CUT-SP em parceria com a Secretaria de Administração e Finanças da CUT Brasil. Nos encontros, promovidos em 19 regiões do estado, os trabalhadores e dirigentes sindicais se reúnem para discutir o fortalecimento da luta em defesa dos direitos, pensar novas formas de financiamento das estruturas do movimento e buscar um novo modelo de organização, que contemple, por exemplo, trabalhadores desempregados e que atuam de maneira mais autônoma, como por meio de aplicativos.

Essa jornada é também uma das ações preparatórias da CUT para o Congresso Nacional da entidade, que ocorre em outubro, e para o Congresso Estadual da CUT-SP, previsto para novembro. Entretanto, o ciclo pelo estado tem um formato mais livre, permitindo, inclusive, a participação de sindicatos e associações de trabalhadores não filiados à entidade, mas que desejam contribuir na discussão. Dessa forma, a CUT reafirma o compromisso de apontar resoluções construídas pela base, estando em sintonia com as demandas dos sindicatos nos locais de trabalho.

Fonte: CUT