Comunicado às empresas: COVID-19

Medidas são emergenciais para contenção do CORONAVÍRUS

O SINDCONGRU,  preocupado com as condições de saúde e segurança dos trabalhadores no exercício de sua atividade profissional e, tendo em vista à pandemia do CORONAVÍRUS, vem orientar as empresas que realizem, em caráter de emergência, a READEQUADAÇÃO DOS ESPAÇOS DE PRODUÇÃO, evitando o possível contágio trabalhadores no local de trabalho.

Confira as medidas urgentes:

1) Afastamento imediato dos trabalhadores com mais de 60 anos, lactantes, gestantes, deficientes físicos, trabalhadores com quadro de doenças do coração, respiratórias, renais ou de qualquer que se encontre no grupo de maior taxa de letalidade da doença;

2) Redimensionar a área de trabalho para que os trabalhadores fiquem pelo menos a 2 metros de distância dos companheiros de trabalho;

3) Manter as instalações limpas, ventiladas e constantemente higienizadas;

4) Disponibilizar e estimular o uso constante e periódico de produtos de higiene pessoal, inclusive álcool 70%, nas dependências da empresa e na área de produção;

5) Divulgação interna por cartaz ou através dos meios de comunicação possíveis, as formas de transmissão do vírus, as medidas de prevenção e as medidas de prevenção de contágio;

6) Instituir protocolo médico para os casos suspeitos ou de risco potencial de exposição ao vírus;

7) Os casos de contaminação de trabalhadores pelo COVID-19 deverão ser, imediatamente, informados para o sindicato no prazo de 24 (vinte quatro) horas à partir da constatação. Os trabalhadores do mesmo espaço de trabalho deverão ser conduzidos pela empresa para realização do teste do CORONAVÍRUS, respeitando o protocolo médico estatal;

8) Permitir que o SINDICATO acompanhe a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho (NORMA REGULAMENTADORA Nº 1.4.1).

EM UM MOMENTO COMO ESTE É PRECISO COLABORAÇÃO DE TODOS PARA QUE POSSAMOS PRESERVAR A VIDA!