Trabalhadores em situação degradante são indenizados

SINDCONGRU identifica e regulariza situação de trabalho degradante de 27 trabalhadores

No dia 27 de março, na sede do SINDCONGRU, ocorreu a regularização de 27 trabalhadores identificados em situação degradante de trabalho na última semana em Guarulhos.

Os trabalhadores da empreiteira MJ, contratada pela construtora MATEC, todos maranhenses, estavam alojados em condições precárias, sem salários e benefícios desde dezembro.

Após tomar conhecimento das condições em que os trabalhadores se encontravam a direção do SINDCONGRU atuou em defesa dos envolvidos.

Infelizmente, foi só depois da pressão da direção do SINDCONGRU que a construtora MATEC se comprometeu em realizar o pagamento pendente aos trabalhadores e indenizá-los. Ao total, foram cerca de R$ 140 mil em indenizações.

No nosso setor, construção civil, são muitos os casos em que empresas se aproveitam da vulnerabilidade de trabalhadores que vêm para São Paulo em busca de trabalho e de uma vida melhor. É importante que os sindicatos do setor estejam sempre atentos para identificar estes casos de exploração e de trabalho análogo, em defesa não só aos direitos destes trabalhadores, mas por condições dignas de vida.

O SINDCONGRU se orgulha de atuar em frentes amplas de defesa dos trabalhadores.

Ajude-nos com lutas e conquistas como essas, associe-se!